Alex Costa
SUMÁRIO
História da Educação............................................................... 254
Quando a escola pública ganha da particular ................................ 3
A Didática como prática educativa.............................................. 13
Didática e democratização do ensino.......................................... 18
Didática como teoria da instrução............................................... 26
O processo ensino-aprendizagem: objetivos, planejamento, métodos e avaliação: Abordagens de acordo com as tendências pedagógicas............................................................. 33
A didática e as tarefas do professor .......................................... 71
O processo de ensino na escola ................................................ 73
Estrutura e componentes do processo ensino aprendizagem ...... 75
Avaliação da aprendizagem como processo construtivo de um novo fazer 89
O planejamento escolar ........................................................... 118
Planejamento educacional e planejamento do ensino ................ 120
Relações professor-aluno na sala de aula ................................. 134
Instrumentais para os processos escolares ............................... 136
O estudo científico da infância e adolescência, desenvolvimento físico, emocional, intelectual e social 140
Infância e adolescência ............................................................ 144
Instrumentais para os processos escolares................................ 136
O estudo científico da infância e adolescência, desenvolvimento físico, emocional, intelectual e social 146
O adolescente e a escola.......................................................... 154
O adolescente e o trabalho....................................................... 169
Violação das normas, delinquência........................................... 173
Desenvolvimento moral e religioso............................................ 176
Principais teorias da aprendizagem: inatismo, comportamentalismo, behaviorismo, interacionismo; cognitivismo. 185
As contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon para a Psicologia e Pedagogia, as bases empíricas, metodológicas e epistemológicas das diversas teorias de aprendizagem............. 204
A teoria das inteligências múltiplas de Gardner.......................... 235
Informática educativa................................................................ 243
A avaliação como processo e como produto............................. 246
Política e planejamento educacional.......................................... 274
Pressupostos filosóficos do ensino fundamental e médio.......... 290
Estrutura e funcionamento do sistema escolar brasileiro............. 301
O professor: formação e profissão........................................... 320
Fundamentos da educação....................................................... 328
O pensamento pedagógico brasileiro........................................ 337
Plano nacional de educação .................................................... 341
Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014........................................ 358
Lei nº 9.394/96 - LDB (Lei de Diretrizes Básicas da Educação..... 407
Questões de concursos ........................................................... 233
|