CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS PARA CONCURSOS. Teoria e exercícios
Daniel Fazon
(Organizador)
CONTEUDO PROGRAMÁTCO
DIDÁTICA
Educação, Escola, Professores e Comunidade................. .1
A ética na docência. ................................................................ 5
Papel da Didática na Formação dos Educadores. ............ 8
O Processo de Ensino. ........................................................... 9
Os Componentes do Processo Didático: Ensino e Aprendizagem. 11
Tendências Pedagógicas no Brasil e a Didática. ............ 11
Aspectos Fundamentais da Pedagogia. ........................... 14
Didática e Metodologia. ....................................................... 14
Disciplina uma questão de autoridade ou de participação? 17
O Relacionamento na Sala da Aula. .................................. 18
O Processo de Ensinar e Aprender. .................................. 19
O Compromisso Social e Ético dos Professores. ............ 24
O Currículo e seu Planejamento. ....................................... 20
O Projeto Pedagógico da Escola. ...................................... 25
O Plano de Ensino e o Plano de Aula. .............................. 28
Os Conteúdos de Ensino. .................................................... 29
Relações Professor-Aluno: A atuação do Professor como incentivador, aspectos sócio-emocionais. 28
O Planejamento Escolar: importância, requisitos gerais. 28
A relação Objetivo ? Conteúdo ? Método.......................... 26
Avaliação da aprendizagem................................................. 32
1. Funções da avaliação................................................. 33
2. Princípios básicos da avaliação. .............................. 35
Superação da Reprovação Escolar. .................................. 35
A LDB e a Formação dos Profissionais da Educação..... 53
Programa Alfabetização na Idade Certa ? PAIC. ............ 37
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa ? PNAIC. 49
Temas contemporâneos: bullying, o papel da escola, a escolha da profissão. 61
Teorias do currículo. ............................................................. 65
Acesso, permanência com sucesso do aluno na escola. 69
Gestão da aprendizagem. ................................................... 75
Planejamento e gestão educacional. ................................. 76
Avaliação institucional, de desempenho e de aprendizagem. 85
O Professor: formação e profissão..................................... 93
Crianças com necessidades educativas especiais.......... 95
Declaração de Salamanca................................................... 97
LEGISLAÇÃO
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei Nº 9.394/96, de 20/12/96; Da Educação Infantil Do Ensino Fundamental; Da Educação de Jovens e Adultos; Da Educação Especial 99
Estatuto da Criança e do Adolescente ? Lei nº 8.069/90 118
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Parecer CNE/CEB nº 20/09 e Resolução CNE/CEB nº 05/09). 156
RESOLUÇÃO Nº 05, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009 - Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. 168
Questões de concursos......................................... 115
|