Apostila concurso Professor de Educação Básica da PREF.MUNICIPAL DE EUSÉBIO – Elaborada por professores de cursinhos preparatórios que ministram aulas das respectivas áreas, conforme edital CESPE/2013. Contem teoria, dicas e exercícios CESPE/UnB por assunto. Peso: 2,00kg. Editora DINCE/2013. Conteúdo 450 páginas e mais de 600 exercícios.
Valor: De R$ 55,00
Por R$ 49,00
Pré-venda: disponível para envio
COMPRAR: www.editroradince.com.br
PEDIDOS: dinc.e@bol.com.br
ATENÇÃO!! A livraria não se responsabiliza pelos dados cadastrais(endereço) incorretos fornecidos pelo cliente. Caso os correios devolva o produto por endereço incorreto ou incompleto, será cobrada nova tarifa de frete.
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA - PROFESSOR POLIVALENTE - Licenciatura Plena em Pedagogia
CONHECIMENTOS BÁSICOS:
LÍNGUA PORTUGUESA, Prof. Augusto Sá - 110p
Compreensão e interpretação de texto. Tipologia e gêneros textuais. Intertextualidade. Ortografia. Acentuação gráfica. Divisão silábica. Classe de palavras: substantivo, adjetivo, artigo, numeral, verbo, preposição, conjunção, interjeição, pronome e advérbio. Emprego do sinal indicativo de crase. Sintaxe: frase; oração; período; termos essenciais, integrantes e acessórios da oração; coordenação e subordinação. Pontuação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, conotação e denotação. Figuras de pensamento e de linguagem. Coesão e coerência. Correspondência oficial: ofício, memorando, comunicação e relatório. Coexistência das regras ortográficas atuais (em vigor desde janeiro de 2009) com as antigas.
RACIOCINIO LÓGICO, Prof. Oscar Queiroz – 49p
Conjuntos. Proposições. Negação de uma proposição simples. Conectivos: “e”, “ou”,“ou...ou”, “se...então” e “se e somente se”. Tabelas-verdade. Negação de uma proposição composta. Equivalências do conectivo “se...então”.
Tautologia, contradição e contingência. Proposições categóricas. Argumentos. Implicação lógica. Verdades e mentiras. Associação lógica.
Números: naturais, inteiros, racionais e reais. Razão. Proporção: divisão diretamente proporcional e inversamente proporcional. Regra de três: simples e composta. Equação de primeiro grau. Equação de segundo grau. Análise combinatória: arranjo, permutação e combinação.
ATUALIDADES: Atualidades Brasileiras e Mundiais: Economia e Política. Política Nacional e Internacional.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Conhecimentos didático-pedagógicos – Prof. Alex Costa -70p
Fundamentos da educação: história da educação brasileira; filosofia da educação; sociologia da educação; antropologia e educação; psicologia da educação.
Políticas educacionais: função social da escola; papel do estado e direito à educação; políticas públicas e educação; financiamento da educação; formação e valorização docente; organização escolar e trabalho docente; gestão democrática; inclusão escolar, diversidade e desigualdade; qualidade, avaliação e regulação da educação.
Organização e gestão do trabalho pedagógico: projeto político-pedagógico; currículo e organização do conhecimento; didática; planejamento; organização do tempo e do espaço escolares; organização do ensino; procedimentos e recursos pedagógicos; acompanhamento e avaliação dos processos de ensino e de aprendizagem; fases da vida: infância, juventude e idade adulta na contemporaneidade, valores da formação cultural, ludicidade, socialização e convívio social, interações sociais, culturas infantis e juvenis, dimensão ética do cuidado na educação; a pesquisa como articuladora do trabalho pedagógico.
Áreas do conhecimento- Prof. Luciano – 128p
Língua portuguesa e seu ensino: historicidade da língua portuguesa; metodologias do ensino da língua portuguesa; alfabetização e letramento; princípios do sistema alfabético de escrita; apropriação do sistema de escrita alfabético; oralidade; práticas sociais de leitura e escrita; compreensão leitora; produção textual de diversos gêneros; análise linguística na produção e revisão textual; formação do leitor e literatura.
Matemática e seu ensino: historicidade da matemática; metodologias do ensino da matemática; apropriação do sistema de numeração decimal; números naturais; números racionais; álgebra elementar; espaço e forma; grandezas e medidas; tratamento da informação; materiais concretos e jogos matemáticos; resolução de problemas.
História e seu ensino: historicidade da história; metodologias do ensino da história; tempo e espaço no conhecimento histórico e suas diferentes formas de compreensão e representação; problematizações, fontes e narrativas na construção do conhecimento histórico; identidades e diversidade cultural; memória e patrimônio; sujeitos históricos, suas relações na sociedade e cidadania; relações étnico-raciais; história e cultura afrobrasileira e indígena.
Geografia e seu ensino: historicidade da geografia; metodologias do ensino da geografia; espaço geográfico; elementos da natureza; lugar na qualidade de espaço vivido e como ponto de articulação social; concepções de paisagens; região e regionalização; território e territorialidades; cartografia escolar; trabalho de campo; educação ambiental.
Ciências naturais e seu ensino: historicidade das ciências naturais; metodologias do ensino das ciências naturais; ambiente e transformação da natureza; saúde; seres vivos; organização e representação do mundo físico; propriedades e transformações da matéria e da energia; experimentação e outros procedimentos científicos; educação ambiental.
Arte (artes visuais, dança, música e teatro) e seu ensino: historicidade das artes; metodologias do ensino das artes; aspectos históricos, culturais e sociais; produções artístico-culturais; elementos das formas de expressão; apreciação; contextualização; criação e prática artística.