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PROFESSOR DA PREFEITURA DE MARACANAÚ-CE – SUPERIOR/2013
Apostila elaborada por professores de cursinhos preparatórios especializados nas respectivas áreas. Contem teoria, dicas e exercícios por assunto. Obra em volume único com 420 páginas e mais de 500 exercícios por assunto, conforme edital PROMUNICÍPIO 2013.
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PROFESSOR DA PREFEITURA DE MARACANAÚ-CE
Comuns a todos os cargos de NÍVEL SUPERIOR
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CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
(COMUNS A TODOS OS CARGOS DENÍVEL MÉDIO E SUPERIOR)
PORTUGUÊS, Prof. Augusto Sá – 105p
Análise de concordância, de regência e colocação.
Análise e interpretação de textos.
Classes de palavras.
Colocação de pronomes nas frases.
Concordância verbal e nominal: Regência verbal e nominal.
Conjugação de verbos.
Correção de textos.
lexão nominal e verbal.
Formas de tratamento. Interpretação de texto.
Morfologia: classificação e flexão de palavras.
Ortografia: acentuação gráfica.
Ortografia oficial.
Pontuação.
Preposições e conjunções.
Redação oficial de cartas, ofícios, requerimentos, telegramas e certidões.
Regência nominal e regência verbal.
Separação silábica.
Significado das palavras.
Sintaxe: termos essenciais da oração.
ATUALIDADES – REALIDADE BRASILEIRA:
Dinâmica e estrutura demográfica do Brasil.
Mudança no perfil demográfico e janela demográfica.
Impactos das mudanças demográficas nas políticas de saúde, educação, previdência, trabalho, assistência social e juventude.
Classes e mobilidade social.
Desigualdades econômicas e sociais.
Debate sobre as causas da desigualdade brasileira.
Medidas da desigualdade e pobreza.
Discriminação e exclusão social.
Dinâmica social no Brasil. Indicadores sociais.
Dinâmica recente de redução das desigualdades regionais.
Desenvolvimento urbano brasileiro: o crescimento das cidades e os desafios urbanos. Infraestrutura e fatores críticos para o crescimento sustentado do país.
Papel do Brasil no cenário internacional.
Política externa brasileira.
Integração sul-americana.
Mercosul e Unasul.
Dinâmica das transferências governamentais, dos investimentos e dos gastos em educação no Brasil.
ENSINO SUPERIOR
CARGO0401 - PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA
CONHECIMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS - 116 vagas
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO:
História da educação brasileira; Filosofia da educação; Sociologia da educação; Antropologia e educação; Psicologia da educação.
POLÍTICAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS:
Função social da escola; Papel do Estado e direito à educação; Políticas públicas e educação; Financiamento da educação; Formação e valorização docente; Organização escolar e trabalho docente; Gestão democrática; Inclusão escolar, diversidade e desigualdade; Qualidade, avaliação e regulação da educação.
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO:
Projeto político-pedagógico; Currículo e organização do conhecimento; Didática; Planejamento; Organização do tempo e do espaço escolares; Organização do ensino; Procedimentos e recursos pedagógicos; Acompanhamento e avaliação dos processos de ensino e de aprendizagem; Fases da vida: infância, juventude e idade adulta na contemporaneidade, valores da formação cultural, ludicidade, socialização e convívio social, interações sociais, culturas infantis e juvenis, dimensão ética do cuidado na educação; A pesquisa como articuladora do trabalho pedagógico.
ÁREAS DO CONHECIMENTO – 130 p:
Língua Portuguesa e seu ensino: historicidade da Língua Portuguesa; metodologias do ensino da Língua Portuguesa; alfabetização e letramento; princípios do sistema alfabético de escrita; apropriação do sistema de escrita alfabético; oralidade; práticas sociais de leitura e escrita; compreensão leitora; produção textual de diversos gêneros; análise linguística na produção e revisão textual; formação do leitor e literatura.
Matemática e seu ensino: historicidade da Matemática; metodologias do ensino da Matemática; apropriação do sistema de numeração decimal; números naturais; números racionais; álgebra elementar; espaço e forma; grandezas e medidas; tratamento da informação; materiais concretos e jogos matemáticos; resolução de problemas.
História e seu ensino: historicidade da História; metodologias do ensino da História; tempo e espaço no conhecimento histórico e suas diferentes formas de compreensão e representação; problematizações, fontes e narrativas na construção do conhecimento histórico; identidades e diversidade cultural; memória e patrimônio; sujeitos históricos, suas relações na sociedade e cidadania; relações étnico-raciais; história e cultura afro-brasileira e indígena.
Geografia e seu ensino: historicidade da Geografia; metodologias do ensino da Geografia; espaço geográfico; elementos da natureza; lugar na qualidade de espaço vivido e como ponto de articulação social; concepções de paisagens; região e regionalização; território e territorialidades; cartografia escolar; trabalho de campo; educação ambiental.
Ciências Naturais e seu ensino: historicidade das Ciências Naturais; metodologias do ensino das Ciências Naturais; ambiente e transformação da natureza; saúde; seres vivos; organização e representação do mundo físico; propriedades e transformações da matéria e da energia; experimentação e outros procedimentos científicos; Educação Ambiental.
Arte (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro) e seu ensino: historicidade das Artes; metodologias do ensino das Artes; aspectos históricos, culturais e sociais; produções artístico.