1. TODAS AS ÁREAS DE ATUAÇÃO:
LÍNGUA PORTUGUESA, prof. Yvantelamk – 84p
Compreensão e interpretação de textos.
Denotação e conotação.
Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica.
Classes de palavras e suas flexões.
Processo de formação de palavras.
Verbos: conjugação, emprego dos tempos, modos e vozes verbais.
Concordâncias nominal e verbal.
Regências nominal e verbal.
Emprego do acento indicativo da crase.
Colocação dos pronomes átonos.
Emprego dos sinais de pontuação.
Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, polissemia e figuras de linguagem.
Funções sintáticas de termos e de orações.
Processos sintáticos: subordinação e coordenação.
Redação de correspondências oficiais.
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS, P. Feitosa – 54p
Educação/sociedade e prática escolar.
Tendências pedagógicas na prática escolar.
Didática e prática histórico-social.
A didática na formação do professor.
Aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, segundo as tendências pedagógicas.
Processo ensino-aprendizagem.
Relação professor/aluno.
Compromisso social e ético do professor.
Componentes do processo de ensino: objetivos; conteúdos; métodos, técnicas e meios.
Avaliação escolar e suas implicações pedagógicas.
Planejamento escolar - planos: da escola, de ensino e de aula.
Legislação e Diretrizes da Educação Nacional e afins.
CONHECIMENTOS SOBRE O MUNICÍPIO DE ARACATI – 24p
Localização e Limites. Hidrografia, clima e vegetação.
População e densidade demográfica.
Aspectos históricos, políticos, administrativos e culturais.
10Polivalente:
Educação da Criança, Fazio Freitas – 44p.
As categorias da didática segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais. Objetivos Gerais do Ensino Fundamental e Infantil. Avaliação da aprendizagem. Os conteúdos escolares: critérios de seleção e organização dos conteúdos de ensino. Objetivos gerais do ensino de Língua Portuguesa no ensino fundamental. Objetivos gerais do ensino de Educação Física no ensino fundamental: Conhecimentos sobre o corpo; esportes, jogos, lutas e ginásticas; atividades rítmicas e expressivas. Os temas transversais (objetivos; orientação didática; métodos - enfoque teórico e metodológico): Ética; Pluralidade Cultural; Meio Ambiente; Saúde; Orientação Sexual. A diversidade na sala de aula; História do pensamento pedagógico brasileiro. Organização do processo didático (planejamento, estratégias, metodologias e avaliação); As abordagens do processo ensino/aprendizagem. Psicologia da educação: conceitos básicos. As contribuições de Piaget e Vygotsky. Infância e Desenvolvimento Humano. O Processo de Alfabetização e Letramento na pespectiva da Politica de Alfabetização do Estado do Ceará – O Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC).
Ciências: 52p
Água (composição, ciclo e importância). Ar (Propriedade, poluição e importância). Seres vivos (características gerais). Noções de Anatomia e Fisiologia Humana. Ecologia (conceitos básicos – biosfera, ecossistema, “habitat”, nicho ecológico, população, comunidade e poluição). Vetores, conceitos básicos de força, movimento, som, luz, calor, magnetismo e eletricidade. Estudo da matéria, combinações, substâncias, misturas e funções químicas.
Geografia: – 26p
A crosta terrestre brasileira (formação, conservação, poluição e erosão do solo). Aspectos básicos da flora e da fauna brasileira. Compreensão da situação sócio econômica. Política do Brasil nos dias atuais
História: - 32p
Processo do descobrimento do Brasil (causas e conseqüências). Relação do Homem com a natureza, antes e depois da invasão européia, até os dias atuais. Processo de colonização do Brasil. Transmigração da Família Real (causas e consequências). Independência do Brasil. Inconfidência Mineira. Conjuração Baiana. Revolução de 1917. Confederação do Equador. Movimentos republicanos no Ceará. Sedição de Juazeiro. Caldeirão. Oligarquia Acyolina. Revoluções de 1930 e 1964. Redemocratização do Brasil. Revolução Francesa. Revolução Industrial. Anistia e “Impeachement”. A luta 26 pela Reforma Agrária (derrotas e conquistas). Diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil – o Índio, o Negro e o Branco ( miscigenação, trabalho, cultura e religião)
Matemática e Raciocínio Lógico, prof. Oscar Queiroz – 28p
Operações básicas para a construção do conceito de número: conservação de grandezas, classificação (classe e inclusão de classes, construção de sequencias e seriação. Sistema de Numeração Decimal: operação com números naturais, inteiros e racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, radiciação e resolução de problemas). Divisibilidade. Comprimento, capacidade e massa. Classificação de figuras em planos e não planos. Identificação de fronteira, exterior e interior, em figuras planas. Cálculo do perímetro de figuras planas. Identificação de cubos, prismas, pirâmides e cones. Identificação de faces, arestas e vértices.
Língua Portuguesa, prof. Augusto Sá – 104p
Reconhecimento da natureza dos gêneros textuais: narrativo, descritivo e dissertativo. Reconhecimento do propósito do autor. Concepções de língua, linguagem como discurso e processo de interação: conceitos básicos de dialogismo, polifonia, discurso, enunciado, enunciação, texto, gêneros discursivos. Oralidade: concepção, gêneros orais, oralidade e ensino de língua. Particularidades do texto oral. Leitura: concepção, gêneros, papel do leitor, diferentes objetivos da leitura, formação do leitor crítico, intertextualidade, inferências, literatura e ensino, análise da natureza estética do texto literário. Escrita: produção de texto na escola, papel do interlocutor, contexto de produção, gêneros da escrita, fatores linguísticos e discursivos da escrita, o trabalho da análise e revisão de reescrita de textos. Análise Linguística: o texto (oral e escrito)como unidade privilegiada na análise-reflexão da línguagem; os efeitos do sentido provocados pelos elementos linguísticos; a norma padrão e as outras variedades linguísticas. Linguagem oral e linguagem escrita: relações entre fala e escrita: perspectiva não dicotômica. Relações de independência, dedependência e de interdependência. O ensino de leitura e compreensão de textos: Estratégias de leitura.
Gramática – Fonologia – Identificação de fonemas e letras. Acentuação gráfica. Ortografia. Homófonos e parônimos. Morfologia – Identificação das classes das palavras. Flexões de nomes e verbos. Emprego dos pronomes de tratamento. Reconhecimento do valor conectivo do pronome, da preposição e da conjunção. Reconhecimento dos elementos mórficos das palavras. Distinção entre composição e derivação. Reconhecimento dos cognatos das palavras. Sintaxe – frase, oração e período. Reconhecimento dos termos da oração e identificação da oração no período. Classe. Regência. Concordância. Colocação. Pontuação.