Apostila Professor Peb II Educação Infantil (Prefeitura de Redenção) - 2019 IMPRESSA
A MELHOR E MAIS COMPLETA APOSTILA DO MERCADO
Apostila elaborada por professores de cursinhos preparatórios especializados nas respectivas áreas.
Obra em volume único com 260 páginas e mais de 500 exercícios gabaritados e organizados por assunto e caderno de provas anteriores.
Material confiável e de procedência. Produzido por quem entende do assunto.
Características da apostila:
- Conteúdo devidamente organizado tópico por tópico do programa oficial
-Elaborada por professores atuantes em sala de aula
-Conteúdo Impresso contendo aproximadamente, de acordo com o edital.
-Contém doutrina esquematizada e resumida com questões de provas da banca organizadora.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO COMUM PARA OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR
LÍNGUA PORTUGUESA, Prof. Augusto Sá
1. Compreensão e interpretação de textos.
2. Características dos diversos gêneros textuais.
3. Tipologia textual. (sequências narrativa, descritiva, argumentativa, expositiva, injuntiva e dialogal).
4. Elementos de coesão e coerência textual.
5. Funções da linguagem.
6. Ortografia oficial.
7. Acentuação gráfica.
8. Pontuação.
9. Emprego e descrição das classes de palavras.
10. Sintaxe da oração e do período. (ênfase em concordância e regência).
11. Significação das palavras e inferência lexical através do contexto.
CONHECIMENTOS SOBRE O MUNICÍPIO DE REDENÇÃO
Caracterização geográfica. Aspectos demográficos e sociais. Infraestrutura, economia e finanças. Política.
História do Município de Redenção.
Lei Orgânica do Município.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ESPECIFICO POR CARGO
PROFESSOR PEB II - EDUCAÇÃO INFANTIL, Prof. Alex Costa
Língua Portuguesa e seu ensino: historicidade da Língua Portuguesa; metodologias do ensino da Língua Portuguesa; alfabetização e letramento; princípios do sistema alfabético de escrita; apropriação do sistema de escrita alfabético; oralidade; práticas sociais de leitura e escrita; compreensão leitora; produção textual de diversos gêneros; análise linguística na produção e revisão textual; formação do leitor e literatura.
Matemática e seu ensino: historicidade da Matemática; metodologias do ensino da Matemática; apropriação do sistema de numeração decimal; números naturais; números racionais; álgebra elementar; espaço e forma; grandezas e medidas; tratamento da informação; materiais concretos e jogos matemáticos; resolução de problemas.
História e seu ensino: historicidade da História; metodologias do ensino da História; tempo e espaço no conhecimento histórico e suas diferentes formas de compreensão e representação; problematizações, fontes e narrativas na construção do conhecimento histórico; identidades e diversidade cultural; memória e patrimônio; sujeitos históricos, suas relações na sociedade e cidadania; relações étnico-raciais; história e cultura afro-brasileira e indígena.
Geografia e seu ensino: historicidade da Geografia; metodologias do ensino da Geografia; espaço geográfico; elementos da natureza; lugar na qualidade de espaço vivido e como ponto de articulação social; concepções de paisagens; região e regionalização; território e territorialidades; cartografia escolar; trabalho de campo; educação ambiental.
Ciências Naturais e seu ensino: historicidade das Ciências Naturais; metodologias do ensino das Ciências Naturais; ambiente e transformação da natureza; saúde; seres vivos; organização e representação do mundo físico; propriedades e transformações da matéria e da energia; experimentação e outros procedimentos científicos; Educação Ambiental.
Arte (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro) e seu ensino: historicidade das Artes; metodologias do ensino das Artes; aspectos históricos, culturais e sociais; produções artístico-culturais; elementos das formas de expressão; apreciação; contextualização; criação e prática artística.
|