Esse site utiliza cookie e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e gravar preferências. Acesse nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Fale Conosco pelo WhatsApp
 

`Pague com PagSeguro


`Pague com Mercado Pago





`Pague com PagSeguro

   
























 
APOSTILAS > SEDUC-CE professor 2024 > .Geografia - Professor ensino fundamental (Médio) Apostila SEDUC 2024
.Geografia - Professor ensino fundamental (Médio) Apostila SEDUC 2024
R$ 57,90
R$ 55,90
(até 12 X R$ 5,78)
ou R$ 53,66 com Transferência Bancária

Os valores podem variar
conforme as características do produto!
Compartilhe

Características
Formato
Quantidade:
Valor (R$):
Valor Total (R$):
Ver todas Opções


Calcule o Frete e o Prazo de Entrega
Digite seu CEP:  
Formas de Pagamentos
PIX (enviar comprovante p/ WhatsApp (85)9.86324802
1
X
53,66
Desconto: 4,00%
PagSeguro (CARTÃO DE CRÉDITO ou boleto)
1
X
55,90
2
X
27,95
3
X
18,63
4
X
13,98
5
X
12,38
6
X
10,49
7
X
9,14
8
X
8,13
9
X
7,34
10
X
6,72
11
X
6,21
12
X
5,78
Tx de Juros: 1,99%am.
Juros incide após a 4ª parcela.
Transferência Bancária (OBS.: enviar comprovante para (85)986324802 ou din.ce@hotmail.com
1
X
53,66
Desconto: 4,00%

 

DISPONÍVEL PARA ENVIO

ATENÇÃO!! Esta apostila foi elaborada por professores atuantes em cursinhos preparatórios em Fortaleza. Significa que você esta adquirindo um produto confiável e que foi produzindo por quem entende do assunto.

Além da teoria, este material contém centenas de questões de provas anteriores, inclusive da banca Instituto Avalia.

POR QUE VOCÊ DEVE COMPRAR ESTA APOSTILA?

-A Melhor e mais completa do mercado

-Conteúdo didático e focado item por item do edital

-Elaborada por quem entende dos assuntos

-Questões de provas atuais abaixo de cada tópico

-Alto índice de satisfação e aprovação

-Garantia de devolução do valor pago se não gostar do material

CONTEÚDO E PROFESSORES:

CONHECIMENTOS GERAIS:

1. TEMAS EDUCACIONAIS, PEDAGÓGICOS E O USO DA DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO Arlindo Souto ? 116p -

1 História da educação.

2. Teorias da aprendizagem (como Piaget, Vygotsky).

3. Filosofia da educação.

4. Diretrizes curriculares.

5. Políticas públicas e legislações que regulam a educação, como a LDB (Lei de Diretrizes e Bases).

6. Organização e desenvolvimento de currículos.

7. Planejamento de aulas.

8. Objetivos de ensino.

9. Métodos e técnicas de ensino.

10. Estratégias pedagógicas para diferentes faixas etárias e níveis educacionais.

11. Formas de avaliação, tipos de provas, feedback e como medir o desempenho dos alunos.

12. Uso de tecnologias digitais em sala de aula.

13. Ferramentas educacionais.

14. Administração de instituições de ensino, liderança educacional e relações com a comunidade escolar.

15. Educação inclusiva, respeito à diversidade cultural e social, estratégias para lidar com alunos com necessidades especiais.

16. Aspectos psicológicos que influenciam o processo de ensino-aprendizagem.

17. Motivação, desenvolvimento emocional dos alunos.

18. O papel da educação na transformação social.

19. Relação entre educação e cidadania.

20. Combate ao preconceito e à desigualdade.

21. Introdução ao que são metodologias ativas, sua importância no ensino e comparação com métodos tradicionais.

22. Como usar problemas do mundo real para engajar os alunos, promovendo investigação e pensamento crítico.

23. Desenvolvimento de projetos interdisciplinares que integram teoria e prática, incentivando a pesquisa, criatividade e trabalho em equipe.

24. Reversão do processo tradicional de ensino, onde os alunos estudam o conteúdo em casa e usam o tempo em sala para atividades práticas e debates.

25. Uso de elementos de jogos para incentivar o aprendizado, como recompensas, desafios e missões.

26. Técnicas para estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos para resolver problemas e compartilhar conhecimento.

27. Integração do ensino presencial com plataformas online, combinando diferentes formatos de aprendizado.

2. LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DADOS E INDICADORES EDUCACIONAIS, Arlindo Souto ? 56p -

1. Definição de indicadores, sua importância para o monitoramento e avaliação de políticas educacionais, e a diferença entre dados quantitativos e qualitativos.

2. Abordagem sobre taxas de aprovação, reprovação, abandono escolar, taxa de distorção idade-série.

3. IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), ENEM, PISA e outros indicadores internacionais.

4. Como acessar e utilizar dados de censos educacionais, IBGE, INEP, e plataformas de coleta de dados de sistemas educacionais.

5. Técnicas de análise descritiva de dados, como médias, medianas, percentis, proporções e distribuições, e como interpretar esses números no contexto educacional.

6. Leitura e análise de gráficos (barras, linhas, pizza, dispersão) e tabelas com informações educacionais, extraindo insights relevantes.

7. Critérios para avaliar a qualidade das escolas e sistemas educacionais usando indicadores como desempenho dos alunos, infraestrutura, qualificação de professores, e financiamento.

8. Técnicas para comparar escolas, redes de ensino e países utilizando indicadores, além de como monitorar o progresso ao longo do tempo.

9. Introdução a correlações, testes de hipóteses e regressões para compreender a relação entre diferentes variáveis educacionais, como renda e desempenho acadêmico.

10. Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará ? SPAECE.

11. Avaliação da Alfabetização ? SPAECE-Alfa (2º ano).

12. Avaliação do Ensino Fundamental (5º e 9º anos).

13. Avaliação do Ensino Médio (3ª séries)

PROFESSOR ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS FINAIS) OU MÉDIO - GEOGRAFIA

1. Leitura, análise e interpretação de códigos específicos de Geografia: mapas, gráficos, tabelas, escalas. 2. Uso de escalas cartográficas e geográficas como forma de organizar e conhecer a localização, a distribuição e a frequência dos fenômenos naturais e humanos.

3. Identificação da unidade espacial: lugar, paisagem e território.

4. Exploração e preservação das paisagens.

5. O local e o global - jogo de escalas.

6. O espaço como disputa social.

7. Geografia e meio ambiente.

8. Geografia política mundial.

9. Características e contradições da organização socioespacial no século XXI.

10. Ásia ? conflitos geopolíticos e econômicos.

11. Europa ? aspectos econômicos, humanos, físicos e políticos.

12. Oceania ? economia e população.

13. América ? população, economia, aspectos físicos e políticos.

14. O Brasil na América do sul. 15. As diferentes formas de regionalização do Brasil.

16. A população brasileira.

17. Aspectos físicos do Brasil: clima, vegetação, hidrografia e relevo.

18. Espaço agroindustrial brasileiro: características e transformações recentes.

19. Geoecologia global, clima, solo, relevo, hidrografia, vegetação e qualidade de vida da população.

20. Espacialidades rurais e urbanas.

21. Globalização e Blocos Econômicos.

22. Geografia física do estado do Ceará: relevo, clima, vegetação e hidrografia.

23. Aspectos populacionais do estado do Ceará.

24. Aspectos econômicos do estado do Ceará.

 25. Aspectos demográficos: transição demográfica, teorias demográficas e pirâmides etárias.

26. Migrações internacionais e Migrações Internas no Brasil.

27. Estrutura Geológica da Terra: a teoria das placas tectônicas e os fenômenos tectônicos.

 

 

star
star
star
star
star





.Livros do Autor  | CURSOS MODULAR  | Revisando questões  | APOSTILAS  | LIVROS  | Outros produtos  | 
X
Seja Bem-vindo!
Cadastre-se. Receba novidades, ofertas e cupons.
EDITORA DINCE apostila PMCE MPCE perito do INSS Guarda concurso cartórios ce mg
CNPJ: 05.099.966/0001-41
Avenida II, 644 CNPJ: 05.099.966-0001/41 - E-mail: din.ce@hotmail.com - Itaperi / Parque Dois Irmãos - Fortaleza - CE
Cep:60.745-510
85-986324802 / 85-32316298
 85-986324802

`Pague com PagSeguro
`Pague com Mercado Pago
Desenvolvido por Lojas Virtuais BR